- Museu do Neo-Realismo
- O Museu
- Organização
- Comunicação e Imagem
O Serviço de Comunicação e Imagem tem a função de divulgar a atividade cultural, que inclui as exposições, as iniciativas culturais e as atividades educativas, assim como promover o Museu junto da comunidade e do público em geral, através da produção de conteúdos necessários para a elaboração de instrumentos de comunicação, procedendo ao envio de newsletters e press-releases e articulando com as publicações de divulgação das atividades culturais promovidas pela autarquia.
É a este serviço que cabe também assegurar a divulgação das atividades e exposições nos sítios Web do MNR, geririndo e atualizando os conteúdos, assim como a conceção e produção de conteúdos multimédia (registos fotográficos e em vídeo e respetiva edição).
- Produção de atividades
O Serviço de Produção de Atividades desenvolve e produz as atividades culturais do Museu, de acordo com o plano de atividades anual e o programa expositivo, no âmbito da museografia e da produção de conteúdos multimédia, articulando com os serviços municipais envolvidos na sua realização.
É também a este serviço que cabe assegurar a logística dos projetos expositivos e das atividades culturais, que inclui a recolha, acondicionamento e devolução de bens culturais; os procedimentos relativos ao seguro dos bens cedidos por empréstimo; os trabalhos de emolduramento e embalagem de bens culturais do acervo do Museu cedidos a título de empréstimos a outras instituições; a produção e acompanhamento dos materiais gráficos de divulgação dos projetos expositivos, da respetiva programação complementar e de todas as atividades desenvolvidas no Museu; e a coordenação e a logística da programação de atividades a decorrer no auditório.
- Artes Plásticas e Espólios Artísticos
A gestão das coleções de artes plásticas é assegurada pelo Serviço de Artes Plásticas e Espólios Artísticos, a quem cabe a organização das coleções e a salvaguarda, preservação e conservação preventiva das coleções à sua guarda; a realização de todas as operações inerentes à gestão interna das coleções desde a sua incorporação, tais como o inventário, até ao seu acondicionamento e arrumação em reservas; a gestão dos processos de doação de bens culturais artísticos; o apoio à curadoria de exposições e à atividade geral do MNR; o apoio e o acompanhamento de investigadores externos no acesso aos bens culturais; e a assessoria técnica em todos os domínios relacionados com a gestão das coleções e os programas museológicos.
- Centro de Documentação e Espólios Literários
A gestão das coleções documentais é assegurada pelo Serviço do Centro de Documentação e Espólios Literários. Cabe a este Serviço garantir a prestação dos serviços públicos de atendimento personalizado da biblioteca e assegurar o apoio e acompanhamento de investigadores externos, assim como a assessoria técnica em todos os domínios relacionados com a gestão das coleções e os programas museológicos.
É também da sua responsabilidade a organização sistemática das coleções integrantes do acervo, em conformidade com o sistema dos serviços e reservas instituído, assegurando a correta salvaguarda, preservação e conservação preventiva das coleções, assim como a gestão e coordenação dos processos de doação de bens culturais documentais para incorporação no acervo e a aquisição, recolha e tratamento dos elementos documentais e bibliográficos relacionados com as coleções, para apoio à curadoria de exposições e à atividade geral do Museu.
O Centro de Documentação compreende uma Biblioteca especializada na literatura (poesia, ficção, teatro e ensaio) do movimento do neorrealismo, com particular destaque para as primeiras edições impressas de autores neorrealistas. Possui uma vasta bibliografia em áreas como a poesia, ficção, teatro, cinema, artes plásticas, história e política contemporâneas, sempre privilegiando a temática do neorrealismo ou com ela relacionada, para além de obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.). Nesta biblioteca foram também integradas algumas bibliotecas particulares de escritores. Para além dos volumes monográficos, estão igualmente disponíveis para consulta publicações periódicas, com relevo para as editadas nas décadas centrais do século XX.
A coleção dos Espólios começou a ser constituída em 1991, com a doação do Espólio Literário de Manuel da Fonseca. A partir dessa data foram reunidos espólios de autores significativos do movimento neorrealista, com destaque para as áreas da literatura e das artes plásticas, e de espólios ligados a editoras que tiveram um papel significativo neste domínio, como o da revista Vértice.
Os Arquivos Documentais, organizados segundo a tipologia dos documentos, constituem um material essencial para a investigação em torno deste movimento. Divididos em Arquivo Fotográfico (slides, negativos, positivos originais e reproduções de fotografias), Arquivo Gráfico (catálogos, folhetos, cartazes, brochuras, postais, etc.), Arquivo de Imprensa (recortes de jornais e revistas) e Arquivo Multimédia (registos vídeo, áudio e digital), contemplam uma vasta informação relativa a autores e temáticas neorrealistas. Englobam ainda o Arquivo de Avulsos cuja documentação foi legada por particulares.
- Serviço Educativo
O Serviço Educativo assegura a estruturação e acompanhamento de atividades educativas relacionadas com a programação expositiva do MNR – Programa Museu Ensina - direcionadas para os diferentes segmentos de público, nomeadamente, escolar, famílias, infantil, juvenil, sénior, visitantes com necessidades especiais, comunidades de imigrantes, grupos nacionais e estrangeiros.
Cabe, ainda, a este serviço a planificação, organização e realização de visitas guiadas às exposições e aos itinerários na cidade no âmbito dos roteiros neorrealistas; a conceção e execução de programas comemorativos de datas especiais, nomeadamente os que tenham lugar em torno do Dia Internacional dos Museus; e a gestão do calendário de empréstimos, manutenção e conservação das exposições itinerantes do Museu.
- Conservação e Restauro
A função museológica da conservação das coleções é assegurada pelo Serviço de Conservação e Restauro, que é um serviço transversal ao setor de museus da Divisão de Cultura, Museus e Património Histórico, a quem cabe assegurar as boas práticas em conservação preventiva, em articulação com os serviços de gestão das coleções, assim como intervir em matéria de conservação e restauro de bens culturais da coleção de artes plásticas e artes visuais do acervo do Museu, de bens culturais em depósito ou de bens culturais pertencentes a outras instituições, no âmbito dos planos de atividades e dos programas gerais de cooperação do Museu.
Cabe também a este Serviço a monitorização do ambiente nos espaços das reservas museológicas e nos espaços de exposição de longa duração e temporárias, durante os períodos de vigência das mesmas.
Este Serviço é ainda responsável pelo acondicionamento, verificação e deslocação dos bens culturais artísticos, assim como pelo acompanhamento da montagem das exposições.