- Museu do Neo-Realismo
- O Museu
- Notícias
- Voto de pesar
Falecimento de Margarida Tengarrinha
O Município de Vila Franca de Xira expressa o seu pesar pelo falecimento de Margarida Tengarrinha (n. Portimão, 1928; f. Faro, 26.10.2023).
Margarida Tengarrinha nasceu em Portimão a 7 de maio de 1928. Artista, escritora e professora, a sua vida foi pautada pela luta política na resistência ao Estado Novo. Militante do Partido Comunista Português desde 1952, em 1955 passou à militância clandestina, juntamente com o seu companheiro e pai das suas filhas, o artista e destacado membro do PCP, José Dias Coelho, usando as suas aptidões artísticas para falsificar documentos e desta forma apoiar o trabalho dos resistentes à ditadura.
Foi redatora do boletim A Voz das Camaradas e do Jornal Avante. Após o assassinato de José Dias Coelho em 1961, saiu de Portugal, tendo passado por Moscovo e pela Roménia, onde desempenhou funções de redatora da Rádio Portugal Livre. Retornou a Portugal em 1968, regressando à clandestinidade e à redação no Jornal Avante.
Após o 25 de Abril passou a ser membro do Comité Central do PCP, fez parte da Direção Regional de Lisboa e foi deputada pelo Algarve.
Editou, entre outras, as obras Quadros da Memória (2004) e Memórias de uma Falsificadora, A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal (2018).
Margarida Tengarrinha manteve com o Museu do Neo-Realismo uma relação de amizade e proximidade, tendo prestado preciosa colaboração, logo em 2008, no âmbito da Exposição O Desenho na Obra de José Dias Coelho, e foi presença assídua em diversas ocasiões.
Em 1997 Margarida Tengarrinha e suas filhas doaram o espólio artístico de José Dias Coelho ao Museu do Neo-Realismo. Em 2008 a artista fez nova doação de bens culturais próprios e de José Dias Coelho e em 2022, por ocasião da entrevista que nos deu no âmbito do podcast “Aviso à Navegação”, doou a litogravura de sua autoria “A morte de Catarina Eufémia”, que integra a nossa Exposição de longa duração– A coragem da gota de água é que ousa cair no deserto.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o Museu do Neo-Realismo apresentam as mais sinceras condolências à sua família e amigos.