- Museu do Neo-Realismo
- O Museu
- Notícias
- Visita de Mário Marnoto, Jan Norming, Lennart Karlsson e José Manuel Nunes
No passado dia 25 de outubro tivemos o prazer de receber no Museu do Neo-Realismo a visita de Mário Marnoto, autor das fotografias que testemunham a morte pela GNR de dois trabalhadores rurais ( António Casquinha e João Geraldo «Caravela») a 27 de setembro de 1979, durante a devolução de terras na Herdade do Vale do Nobre, em S. Cristóvão, Montemor o Novo, que integram o núcleo Jorge Pinheiro da Exposição Representações do Povo. O fotógrafo veio acompanhado dos jornalistas suecos Jan Norming e Lennart Karlsson que com ele se encontravam a recolher informação sobre a vida de uma cooperativa da reforma agrária, tendo também presenciado o acontecimento, e do jornalista José Manuel Nunes, autor do artigo publicado à época no Diário de Lisboa.
Foi a partir destas fotos que, como refere Raquel Henriques da Silva, coordenadora da exposição e curadora deste núcleo em particular, “foi criada a iconografia deste acontecimento dramático”, com produção artística em áreas como a poesia ( José Gomes Ferreira, Poema XV da sequência «Termidor Errado»), pintura (Morte no Alentejo de João Hogan), (Ao Povo Alentejano de Jorge Pinheiro – que pudemos apreciar na Exposição Representações do Povo), litografia (Armando Alves), escultura (Memorial ao 40º Aniversário da Revolução de Abril, à Reforma Agrária e a António Casquinha e a José Geraldo «Caravela», da autoria e J. Monginho, instalada em Montemor-o-Novo) e o livro Cantata Pranto e Louvor, organizado por Filipe Chinita e Manuel Gusmão.
Na exposição temos também exposto o livro de poemas Steg I Vinden, de Jan Norming, ilustrado por Lennart Karlsson , sobre o acontecimento, editado na Suécia em 1982.
A exposição poderá ser visitada até 8 de abril de 2023.