- Museu do Neo-Realismo
- O Museu
- Notícias
- Vila Franca de Xira na Rota do Turismo Cultural
ACESSÍVEL E INCLUSIVO
O Município de Vila Franca de Xira impulsionou, para a contínua implementação de uma política de turismo inclusivo no Concelho de Vila Franca de Xira, uma candidatura – Turismo Inclusivo –Suportes Informativos para necessidades especiais no âmbito do Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino (Despacho Normativo n.º 9/2016) - Linha de Apoio ao Turismo Acessível, cuja aprovação conduziu à formalização do Acordo de Colaboração assinado entre o Turismo de Portugal e o Município, com o intuito de executar um conjunto de suportes informativos para uma interpretação e exploração autónoma por parte dos visitantes com necessidades especiais em locais de âmbito cultural, histórico e turístico do Município, mais precisamente, para apoio ao Posto de Turismo e a quatro espaços museológicos, nomeadamente, Museu do Neo-Realismo, Museu Municipal de Vila Franca de Xira, Núcleo Museológico de Alverca do Ribatejo e Núcleo Museológico “ A Póvoa e o Rio”, na Póvoa de Sta.Iria.
Este incremento permite melhorar a qualidade das visitas guiadas (orientadas por guia que acompanha o grupo e fornece as informações em cada local) aos visitantes dos espaços culturais e turistas através destas ferramentas complementares, visando ainda uma efetiva compreensão da mensagem transmitida. Disponibiliza-se ainda às visitas autónomas conteúdos em vários formatos (áudio, vídeo, imagens, etc). Os visitantes poderão também através de uma APP descarregar a versão pretendida dos conteúdos diretamente nos seus dispositivos móveis.
Foram ainda colocados à disposição do público quiosques interativos no Posto de Turismo de Vila Franca de Xira e Museu do Neo-Realismo e um écran interativo no Núcleo Museológico de Alverca do Ribatejo. Toda a informação fornecida pelos referidos equipamentos está acessível às pessoas com uma mão funcional ou com dificuldades musculares, dispondo ainda de funcionalidades que promovem a acessibilidade à informação – voz sintetizada da informação textual.
Os Museus foram também equipados com sinalética acessível com informação visual e tátil e piso podotátil direcional e de alerta para orientação das pessoas cegas ou com baixa-visão. O piso podotátil produz uma ligação perturbadora nos pés, suficiente para indicar à pessoa que está no caminho certo e seguro. O uso de bengala reforça esta indicação através do toque e produz som pela ponteira de bengala. Foram ainda produzidas maquetas em 3D (12) e quadros em 2D (2) de réplicas de obras e monumentos para interpretação e exploração pelos visitantes com necessidades especiais, que permitam percecionar as obras e alguns monumentos através do tato.
Este projeto permitiu dar mais um passo para garantir a todos os públicos o direito à fruição e à exploração autónoma dos espaços turísticos e culturais, garantido um resultado espectável de democratização dos espaços, baseado numa estratégia cultural e turística consciente e inclusiva.