- Museu do Neo-Realismo
- O Museu
- Notícias
- Protocolo entre o Município de Vila Franca de Xira e a FCSH
ESTABELECE A REALIZAÇÃO CONJUNTA DE EVENTOS CULTURAIS E CIENTÍFICOS
O Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Município de Vila Franca de Xira, através do Museu do Neo-Realismo (MNR), assinaram um protocolo de colaboração, que visa a realização conjunta de atividades culturais e eventos científicos. O principal objetivo é a promoção do conhecimento, valorização e divulgação do património cultural, potenciando as práticas museológicas contemporâneas em diálogo com o legado único que o MNR possui.
O protocolo irá incidir especificamente na implementação e enriquecimento do programa paralelo de conferências nacionais e internacionais do ciclo de arte contemporânea COSMO/POLÍTICA, projeto curatorial organizado pelo Museu do Neo-Realismo que contempla a realização de 6 exposições coletivas de arte contemporânea, a realizar até janeiro de 2020. No âmbito deste ciclo, cada projeto expositivo é dedicado a um tema central do movimento neorrealista, convocando os artistas a estabelecer um diálogo com a coleção do Museu, e contribuindo assim para uma programação intensa e dinâmica.
A cooperação estabelecida materializa-se também na organização da 2ª edição da Conferência Internacional Museum Reader, que se realiza no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira em novembro de 2018. O objetivo desta conferência é propor linhas temáticas para pensar, refletir e debater novas realidades práticas e condições de trabalho detetadas nos museus do século XXI. Ao longo de 2 dias procurar-se-á analisar e sistematizar novos modos e paradigmas, tendências e diferentes práticas e formas de pensar das instituições artísticas na atualidade.
Este evento conta com o lançamento do 1º volume da coleção Museum Reader que reúne as comunicações da 1ª Conferência realizada em março de 2017 no Museu Nacional de Arte Contemporânea, e que conta com o apoio da Direção Geral do Património Cultural e da editora Sistema Solar.
As duas entidades designaram como coordenadoras dos projetos a Profª. Doutora Sandra Vieira Jürgens, investigadora integrada no IHA/FCSH/NOVA e a Dra. Paula Loura Batista, técnica superior de história da arte do MNR/MVFX.