- Museu do Neo-Realismo
- O Museu
- Notícias
- Prémios APOM 2011
Museu do Neo-Realismo distinguido com Menção Honrosa
relativa à Exposição “Tarrafal – Memória do Campo de Concentração”
A 12 de Dezembro de 2011 o Museu do Neo-Realismo foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com uma Menção Honrosa pela Exposição “Tarrafal – Memória do Campo de Concentração”, patente ao público no MNR, entre Abril e Agosto de 2010. Recorde-se que esta exposição resultou da colaboração entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira - através do MNR - e a Fundação Mário Soares, sendo de relevar o Comissariado Científico, da responsabilidade do Dr. Alfredo Caldeira, membro do Conselho Geral daquela Fundação.
Esta constitui, aliás, a segunda distinção da APOM para com o Museu do Neo-Realismo que, em 2007, recebeu o Prémio (ex-aequo) para Melhor Catálogo, com o Catálogo da Exposição “Batalha pelo Conteúdo”. Na corrente edição dos Prémios APOM (a APOM distingue, em cada ano, os melhores trabalhos do ano anterior, no domínio da museologia), a Menção Honrosa atribuída ao MNR foi a única da categoria “Melhor Exposição”, categoria onde foram atribuídos prémios às Exposições integradas nas Comemorações do Centenário da República, bem como à Exposição “Invenção da Glória. D. Afonso V. Tapeçarias de Pastrana”, do Museu Nacional de Arte Antiga.
Significativo é também o facto deste ser, por entre as várias categorias de prémios que a APOM considera, o 2.º prémio mais importante, ou seja, o que antecede o prémio que distingue o “Melhor Museu”, que em 2011 contemplou o Museu do Papel, de Santa Maria da Feira.
Para aceder à notícia do jornal Público sobre os Prémios APOM clique aqui.