- Museu do Neo-Realismo
- O Museu
- Notícias
- Exposição “um grande comício sem palavras – a partir da 2ª Exposição Geral de Artes Plásticas de 1947”
30 set 2017 a 16 abr 2018
A partir de 1 de outubro de 2017 poderá visitar na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio a Exposição “Um grande comício sem palavras - A partir da 2ª Exposição Geral de Artes Plásticas de 1947”. A exposição pretende lembrar as Exposições Gerais de Artes Plásticas (EGAPs), que foram um marco na história da luta e da resistência de artistas anti-fascistas contra a Ditadura, o Estado Novo, as políticas de António Ferro.
A 2ª EGAP, em 1947, teve a «honra» de receber a visita da PIDE, que apreendeu 12 quadros de 11 artistas (entre os quais, Mário Dionísio). Na exposição patente na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio será possível ver 6 dos 12 quadros apreendidos, outras obras, de Mário Dionísio e de outros autores, que têm ligação com as EGAPs e uma série de painéis de enquadramento histórico, com reprodução de inúmeros documentos.
O Museu do Neo-Realismo colabora com esta exposição na cedência de informação/pesquisa documental e empréstimo de uma obra da coleção de Artes Plásticas, da autoria de Avelino Cunhal, O Menino da Bandeira Branca e outra, da autoria de Lima de Freitas, Guerra, da Coleção da Associação Promotora do MNR (em depósito no MNR). Ambas foram apreendidas pela PIDE na 2ª Exposição Geral de Artes Plásticas, em 1947.
Associação Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, nº 11 r/c - 1100-004 Lisboa
telf: 21 8877090 | e-mail: casadaachada@centromariodionisio.org
página: http://www.centromariodionisio.org/