- Museu do Neo-Realismo
- O Museu
- Notícias
- Arquiteto Raul Hestnes Ferreira
(n. Lisboa, 1931; f. Lisboa, 11.02.2018)
Filho do escritor José Gomes Ferreira, Raul Hestnes Ferreira estudou arquitetura nas Belas Artes do Porto e Lisboa, onde se diplomou em 1961, tendo passado pelo Instituto de Tecnologia de Helsínquia, pela Universidade de Yale e pela Universidade da Pensilvânia.
Por via da sua família, viveu na sua infância em círculos políticos e culturais ativistas, com ligações ao movimento neorrealista. Militante antifascista, foi preso político durante a ditadura salazarista.
É autor de múltiplos edifícios emblemáticos da cidade de Lisboa, como a escola secundária de Benfica, que recebeu o nome de José Gomes Ferreira, em homenagem a seu pai, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa ou o novo edifício do ISCTE-IUL.
A Casa da Cultura de Beja é considerada uma das suas obras mais emblemáticas. A Biblioteca de Marvila, em Lisboa, inaugurada em 2016, é a sua obra mais recente.
Foi distinguido com o Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo em 1982, com o Prémio Eugénio dos Santos e o Prémio Nacional de Arquitectura em 1993 e com o Prémio Valmor em 2002.
É desde 2007 Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra.
Raul Hestnes Ferreira colaborou recentemente com o Museu do Neo-Realismo, através da cedência de fotos do seu espólio pessoal para a exposição "Miúdos: a vida às mãos cheias. A infância do neo-realismo português".
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira expressa o seu pesar pelo falecimento de Raul Hestnes Ferreira e endereça à família sentidas condolências.