- Museu do Neo-Realismo
- Exposições
- O Passado e o Presente - Outro Olhar sobre a Colecção do MNR
Curadoria de David Santos
Pedro Amaral / Maria Barreira / José Maçãs de Carvalho / José Dias Coelho / Avelino Cunhal / Mário Dionísio / Carla Filipe/ Rui Filipe / Lima de Freitas / Alice Geirinhas / Querubim Lapa / Manuel Santos Maia / Paulo Mendes / Joaquim Namorado / Jorge de Oliveira / Miguel Palma / Fernando José Pereira / Júlio Pomar / Rogério Ribeiro / Nuno San-Payo / Pedro Cabral Santo / Jorge Vieira
Uma colecção de obras de arte constitui quase sempre um dos valores essenciais da afirmação cultural de uma instituição museológica. Porém, é conveniente entender que o conceito de colecção raramente apresenta, neste contexto particular, uma definição estável ou sequer demasiado elaborada. Na maior parte dos casos, as colecções de arte, mesmo as de expressão institucional, não obedecem a um plano rígido e são sobretudo o resultado de um conjunto de vontades e circunstâncias favoráveis ao seu desenvolvimento.
Deste modo, a exposição "O Passado e o Presente" procurou observar as características plurais da colecção do Museu do Neo-Realismo, as suas vicissitudes e conquistas, acentuando sobretudo o carácter interdisciplinar e a amplitude da sua lógica de aquisições e doações. Entre o “passado e o presente”, esta colecção exprime na verdade uma leitura intergeracional que reflecte diferentes épocas de produção artística, no envolvimento da arte com as dinâmica sociais e políticas, sua memória e reflexão crítica.