- Museu do Neo-Realismo
- Exposições
- Além da Ucronia - Histórias não vividas do 25 de Abril
Curadoria de Marta Leite, João Baía e Catarina Laranjeiro
Sala de Arte Contemporânea do Museu do Neo-Realismo
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a exposição “Além da Ucronia – histórias não vividas do 25 de Abril”, trouxe-nos um conjunto de trabalhos da autoria de Marta Leite, João Baía e Catarina Laranjeiro, num projeto expositivo que se distribuiu pelo átrio, foyer e sala de Arte Contemporânea do MNR e que cruzou o trabalho que cada um dos autores tem vindo a desenvolver nas áreas da Sociologia, Antropologia, História Contemporânea e Artes Plásticas, articulando-o, numa visão contemporânea, com as diversas linguagens que ainda marcam a nossa realidade histórica, política e social do período anterior e pós 25 de Abril.
De acordo com os curadores, nestes trabalhos propõe-se “incluir histórias que foram silenciadas, abrindo a possibilidade de integração de múltiplas realidades que coexistiram no mesmo período temporal. Procurando dar corpo a conhecimentos, vozes, experiências, memórias e interpretações que questionam as grandes abstrações históricas, possibilita-se a reflexão sobre a potencialidade da memória baseada nas narrativas de vida de indivíduos e grupos, dando voz à subjetividade e opondo-se aos grandes discursos que se apoiam nas etapas evolutivas da história”.
Paralelamente, realizou-se um ciclo de cinema documental e de conferências relacionadas com a Revolução (a decorrer entre abril e junho), que abriu com a projeção do filme “PABIA DI AOS” de Catarina Laranjeiro.
A revolução de Abril, revisitada pelo olhar de realizadores como Catarina Laranjeiro, Filipa César, António Cunha Telles e Sérgio Tréfaut, traz ao presente memórias e experiências vivenciadas após a queda da mais longa ditadura da Europa ocidental.
Os contributos da imagem para o estudo dos 48 anos de ditadura; o cinema colonial; a memória e resistência da luta armada e a radicalização da esquerda e a forma como os limites à liberdade de expressão condicionaram e moldaram a música e o cinema português, são temas aprofundados pelos conferencistas convidados.