- Museu do Neo-Realismo
- Agenda
- Sidónio Muralha
100 anos do seu nascimento
O Museu do Neo-Realismo assinala os 100 anos do nascimento de Sidónio Muralha, escritor que cedo se associou ao movimento neorrealista, e em cuja obra perpassam as fortes preocupações com as desigualdades sociais e os problemas ambientais, através de uma pequena mostra na Livraria do Museu.
A mostra inclui alguma da sua produção literária, nomeadamente a literatura infantil, género que mais o notabilizou, recordes de jornais e fotografias do autor, pertencentes ao espólio do Museu.
A visitar até 30 de setembro de 2020.
- Biografia
Poeta e ficcionista da fase inicial do neo-realismo, a cuja estética e projecto social se manteve fiel.
Anti-fascista como tantos outros companheiros de agrupamento desta tendência literária, viu-se obrigado a procurar longe da pátria a liberdade de expressão que esta lhe negava. Especialista de questões empresariais, partiu ainda jovem para o então Congo Belga, donde em 1962 saiu para o Brasil onde continuou a sua actividade profissional com consultor económico e financeiro de empresas.
Viveu em S. Paulo, onde fundou a editora Giroflé, e Curitiba, onde o seu labor literário se viu galardoado, bem como os seus méritos reconhecidos. Em 1980 o International Board on Books for Young People, ao reunir o júri para o prémio Hans Christian Andersen, decidiu que a obra do escritor, Todas as Crianças da Terra, figurasse na sua lista de honra.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998