- Museu do Neo-Realismo
- Agenda
- Semana do Onze
quarta-feira, 22 de junho, 23h00
MICA
“Semana do Onze”, iniciativa de âmbito cultural da Associação Juvenil Movimento de Intervenção Cultural e Artístico – MICA.
Dia 22 de junho, a partir das 23h00, exibição no Auditório do MNR os filmes "BengaLis" de Bruno Teixeira, "Hora di Bai" de Bruno Leal e "Balada de Um Batráquio" de Leonor Teles.
BengaLis
BengaLis é o projeto final de André Guerreiro, Bruno Teixeira, Camila Vilalva e Cristiana Barreto do curso Geral de Audiovisuais da RESTART - Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, no ano letivo 2014/2015.
O documentário surgiu da ideia de explorar visualmente alguns aspetos da comunidade do Bangladesh em Lisboa, que foi crescendo ao longo das últimas décadas e integrando-se cada vez mais na vida social e económica da cidade. O filme segue o percurso de três personagens: Shahadat Hussein, Sadi Hasan e Rana Taslim Uddin, que partilham diversos aspetos das suas vivências, ponderações e recordações. Filmado em Lisboa (Martim Moniz, Mouraria, Alameda, Miradouro da Graça) e Vila Franca de Xira.
Com Shahadat Hussein, Sadi Hasan e Rana Taslim Uddin.
Duração: 10’
Hora di Bai
Hora di Bai é uma expressão que se refere ao “evasionismo” do povo de Cabo Verde. O filme, realizado por Bruno Leal, retrata a destruição iminente do Bairro 6 de Maio e dos laços dos seus residentes.
Com: Adriana Mendes, Charles Calú, Dimas Santos, Farim Baldé, Flores, Helena Sanches, Rosa Correia, Salvador Lopes, Wilson Pempas.
Duração: 21′
Balada de um Batráquio
Tal como os ciganos, os sapos de loiça não passam despercebidos a um olhar mais atento. Balada de um Batráquio surge, assim, num contexto ambíguo. Um filme pouco ortodoxo que intervém no espaço real do quotidiano português, como forma de fabular sobre o ridículo de um comportamento xenófobo.
Vencedor do Urso de Ouro na 66º Edição da competição de curtas-metragens do Festival de Berlim, a curta metragem de Leonor Teles voltou a ser premiada, em Abril, com um Firebird para Melhor Curta-Metragem na 40ª edição do Hong Kong International Film Festival, tendo ainda obtido uma menção honrosa no IndieLisboa.
Duração: 11’