- Museu do Neo-Realismo
- Agenda
- O Valor e a Utilidade da Arte
15h00
Conferência Internacional
Integrada na programação paralela da Exposição COSMO/POLÍTICA #2: “Conflito e Unidade”, realizou-se no dia 15 de setembro de 2018, pelas 16h00, a Conferência “O valor e a utilidade da arte”, pelo Professor e investigador convidado Jesús Carrillo, da Universidade Autónoma de Madrid.
Na continuidade da investigação que vem desenvolvendo sobre a colaboração, no final dos anos 90 e início de 2000, entre ativistas e artistas na questão do direito à cidade, Jesús Carrillo apresentou uma reflexão contemporânea sobre essa dinâmica, focando as suas transformações e, então como agora, o papel e a utilidade da arte.
Pretende-se com a conferência alargar fronteiras e convocar para o debate problemáticas da criação artística contemporânea – pela atualidade da noção de “arte útil” expressa nas obras criadas pelos artistas participantes nesta exposição, João Ferro Martins, Mafalda Santos e Susana Gaudêncio – e retomando as questões lançadas por Mário Dionísio na conferência de 1957, que não se confinam a “um tempo e a um (só) lugar”.
Esta conferência internacional constituiu uma das atividades de cariz científico prevista no âmbito do protocolo assinado entre o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Município de Vila Franca de Xira, através do Museu do Neo-Realismo, especificamente no contexto do enriquecimento do programa paralelo do ciclo de arte contemporânea COSMO/POLÍTICA.
A conferência foi precedida de uma visita guiada à Exposição pelas curadoras.
BIOGRAFIA
Jesús Carrillo é licenciado em História da Arte pela Universidade de Múrcia, mestre em Estudos Históricos pelo Warburg Institute da Universidade de Londres e Doutor em História pela Universidade de Cambridge (King's College). Foi investigador convidado na Huntington Library, em Los Angeles, na Brown University, em Rhode Island, e no Conselho Superior de Investigação Científica, em Madrid. Desde 1997, é professor no Departamento de História e Teoria da Arte na Universidade Autónoma de Madrid. De julho de 2008 a dezembro de 2014, dirigiu o departamento de Programas Culturais do Museu Reina Sofía. Carrillo escreveu e editou várias publicações, incluindo: Arte en la Red (Cátedra, 2004), Naturaleza e Imperio (12 calles, 2004), Tecnología e Imperio (Nivola, 2003), ed., Modos de hacer: arte crítico, esfera pública y acción directa (Ediciones de la Universidad de Salamanca, 2001), ed., Tendencias del Arte. Arte de Tendencias (Cátedra, 2003), ed., Desacuerdos: sobre arte, políticas y esfera pública en el Estado español, vols. 1, 2, 3, 4 e 8 (2004-2014), ed., Douglas Crimp: Posiciones críticas (Akal, 2005), ed., e Martha Rosler. Imágenes Públicas (Gustavo Gili, 2008).
Parceiros
Apoios