- Museu do Neo-Realismo
- Agenda
- Mulheres Escultoras em Portugal
coordenação de Sandra Leandro e Raquel Henriques da Silva
Integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, decorreu no dia 7 de março, pelas 18h30, no Museu do Neo-Realismo, o lançamento do Livro Mulheres Escultoras em Portugal, com a presença das coordenadoras, Sandra Leandro e Raquel Henriques da Silva.
O Livro, editado pela Caleidoscópio, aborda um conjunto de escultoras pouco conhecidas, ou mesmo desconhecidas e algumas que alcançaram ampla visibilidade, e pretende contribuir para um panorama mais completo do nosso património artístico que contemple lado a lado escultores e escultoras.
A escultora Maria Barreira é uma das artistas relembrada por Raquel Henriques da Silva, sendo oportuno referir que a sua obra está amplamente representada no Acervo do Museu do Neo-Realismo, através do seu generoso legado.
Título: Mulheres Escultoras em Portugal
Autoria– Ana Pérez-Quiroga, Emília Ferreira, Daniela Garcia, Fátima Lambert, Laura Castro, Lúcia Almeida Matos, Nuno Crespo, Paulo Simões Nunes, Raquel Henriques da Silva, Sandra Leandro, Sandra Saldanha, Sandra Vieira Jürgens.
Coordenadoras: Sandra Leandro, Raquel Henriques da Silva.
Editora: FCT – IHA – FCSH – UNL, Caleidoscópio
Resumo: Como qualquer outra expressão artística, a Escultura tem especificidades singulares que fazem desta actividade um desafio técnico de vulto. Em tempos passados as condições técnicas e o agir artístico que a Escultura exigia e exige não permitiam, como no caso do Desenho e da Pintura, que fosse com a mesma facilidade e frequência uma prenda feminina que lustrava os grupos sociais economicamente favorecidos. Os actos e gestos que exigiam força, eram vistos como algo demasiadamente másculo e o atelier de escultura considerado um lugar impróprio. Seguir esta actividade tornava uma mulher extremamente invulgar, mais rara ainda que as pintoras, constituindo-se como uma afirmação de personalidade. Este livro aborda um conjunto de escultoras pouco conhecidas, ou mesmo desconhecidas e algumas que alcançaram ampla visibilidade. Praticamente todos os nomes abordados foram registados como palavras-chave. Esperamos que estes estudos de caso contribuam para um panorama mais completo do nosso património artístico e que mais tarde possam integrar uma História da Arte que contemple lado a lado escultores e escultoras.