- Museu do Neo-Realismo
- Agenda
- Masterclass Cinema Italiano - um novo realismo (1960-1980)
Por Lauro António
O neorrealismo italiano teve o seu período de maior importância entre meados dos anos 40 e meados dos anos 50. Depois assistimos a uma certa decadência de certos autores, e a uma mutação de alguns dos mais importantes, que estabeleceram caminhos pessoais desenvolvendo novos realismos.
A partir de fins da década e 50 e início dos anos 60 assiste-se ao aparecimento de uma nova geração de realizadores que dá um novo ímpeto ao realismo em Itália, sobretudo sublinhado uma posição de crítica social mais radical e de um certo experimentalismo narrativo, procurando novas fórmulas, mais complexas e diversificadas.
Entre as décadas de 60 a 80 surgiram dezenas de novos valores que voltaram a colocar a cinematografia italiano à superfície da modernidade. Cineastas como Zurlini, Pasolini, Rosi, Petri, Masselli, Olmi, os Tavianis, Pontecorvo, De Seta, Bertolucci, entre vários outros, juntaram-se a consagrados como Visconti, De Sica, Fellini, Antonioni, Risi, Monicelli, Germi… e ofereceram um olhar extremamente ácido e lúcido sobre a sociedade italiana da época.
Lauro António
Veja a programação completa aqui.
- Duração
- De 16 de janeiro a 17 de julho
- Horário
- Das 19h00 às 22h00
- Destinatários
- Público em geral
- Preço
- 20 euros (público geral)
- 10 euros (Trabalhadores da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, jovens até aos 25 anos e seniores maiores de 65 anos)
- Com direito à documentação de apoio da Masterclass
- Inscrições
- Museu do Neo-Realismo
- Rua Alves Redol, nº45
- 2600-099 Vila Franca de Xira
- Telefone: 263 285 626
- Email: neorealismo@cm-vfxira.pt
NOTA BIOGRÁFICA
Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Realizador de cinema (Manhã Submersa e O Vestido Cor de Fogo, entre outros), de televisão (séries Histórias de Mulheres (ficção) José Viana, A Paródia, Humberto Delgado: Obviamente, Demito-o!, etc.). Presença em centenas de Festivais e Semanas de Cinema Português. Diversos prémios, nacionais e internacionais. Crítico e ensaísta de cinema com mais de cinco dezenas de obras publicadas. Tem exercido regularmente a crítica cinematográfica em numerosas publicações, na rádio e na TV (Lauro António Apresenta, na TVI, por exemplo). Diretor de diversos Festivais de Cinema. Professor do Ensino Superior no campo do cinema e audiovisual.