- Museu do Neo-Realismo
- Agenda
- Jornadas Europeias do Património 2015
Neorrealismo - Técnica e Invenção do Futuro
Mostra "Neorrealismo, Técnica e Invenção do Futuro" - A mostra pretende documentar a importância da indústria e da técnica no desenvolvimento do neorrealismo.
"Mais referido, o imaginário operário reveste-se, de facto, de grande importância. Na ficção e na poesia, o “operário” e a “fábrica” são o lugar por excelência da invenção do futuro, mesmo se, por razões das circunstâncias portuguesas, a ruralidade tivesse ganho alguma primazia.
Menos citado, há um pensamento da técnica que é preciso valorizar e integrar nos fundamentos do neorrealismo.
A mostra valoriza, contudo, aspetos praticamente não referidos e procura integrá-los numa compreensão global do neorrealismo.
A reprodutibilidade técnica da obra de arte é uma questão central do projeto neorrealista. Sem dúvida, a que se refere à composição tipográfica – oportunidade para valorizar o reconhecimento, por vários neorrealistas, da importância da materialidade do processo de edição. Mas também a valorização da gravura, como dispositivo de popularização da obra de arte plástica. Sem esquecer a importância do universo cinematográfico, seja o que diz respeito ao reconhecimento artístico do cinema seja a importância como gerador de sociabilidades tendencialmente mobilizadoras no movimento cineclubista, que se dotou com frequência da independência de recursos técnicos para assegurar a autonomia da sua intervenção.
Não esqueçamos, também, que o atual edifício, projetado pelo Arquiteto Alcino Soutinho, deve ser entendido, na sua estrutura funcional, como uma condição básica para o cumprimento integral do programa de que o MNR se quis dotar.
O MNR recorre, aliás, a uma sofisticação de possibilidades técnicas: a digitalização do acervo amplia as possibilidades de pesquisa e a preservação e dição de documentação audiovisual eterniza o efémero dos gestos e das vozes."
António Pedro Pita
Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo