- Museu do Neo-Realismo
- Agenda
- Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus
Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus
O Museu do Neo-Realismo associou-se, mais uma vez, às Comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, desenvolvendo um conjunto de atividades nos dias 18 e 20 de maio.
Tendo por mote a Exposição “Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg”, o Museu do Neo-Realismo organizou, no dia 18, pelas 14h30, uma visita à Exposição, com interpretação artística e performativa por Joaquim Salvador.
No dia 20 de maio, pelas 21h30, assinalando a Noite Europeia dos Museus, e integrado no “Ciclo de Cinema Realismos Contemporâneos”, o MNR apresentou ao público o filme Couraçado Potemkin de Sergei Eisenstein, uma das mais emblemáticas obras do cinema da primeira metade dos anos 20 da União Soviética. Pondo em prática as suas teorias sobre a montagem, elemento fundamental em todo o cinema de vanguarda, Eisenstein fez deste filme de encomenda sobre a Revolução de 1905 um momento absolutamente eletrizante de cinema.
O filme teve acompanhamento musical ao vivo pelo Arsénio Martins Ensemble: Arsénio Martins - guitarra e composição (musica original) e Paulo Lopes - saxofone tenor, soprano e flauta.