- Museu do Neo-Realismo
- Agenda
- "Cadeia de Caxias - a repressão fascista e a luta pela liberdade"
21h00
apresentação do livro
No próximo dia 8 de novembro, pelas 21h00, o Museu do Neo-Realismo acolhe a apresentação do livro Cadeia de Caxias - a repressão fascista e a luta pela liberdade, pela URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses (org.), que dá a conhecer mais de 10 000 nomes de homens e mulheres presos pela PIDE nesta cadeia de 1936 a 1974.
“Os presos políticos, particularmente aqueles que conheceram a penumbra da clandestinidade, foram verdadeiros heróis da resistência à ditadura no nosso país. A sua entrega à luta contra o fascismo, com consequente privação da sua própria liberdade, as sevícias, as torturas na polícia, o exílio ou mesmo a morte, faz deles credores da gratidão de todos nós, atentos a que a passagem do tempo não desvaneça a memória desse combate. A defesa da memória, a persistente lembrança do sofrimento causado a milhares de presos políticos, aos seus familiares, amigos e companheiros, começa pelo levantamento objectivo da dimensão desse desprezo da condição humana que subjaz a tamanha ignomínia. A URAP, com esta edição da Cadeia de Caxias, contribui para o reconhecimento devido ao povo português às muitas vidas sacrificadas nas cadeias do fascismo.”
A sessão conta com a presença de Álvaro Pato (ex-preso político) e de David Geraldes (ex-2º tenente fuzileiro especial).
Entrada livre.