-
Museu do Neo-Realismo
-
Agenda
- Assinatura de Contrato de Doação e Conferência

Jorge Vieira
- 19 de fevereiro, 15h00
Assinatura de Contrato de Doação de Bens Culturais do Espólio do Escultor Jorge Vieira, entre o Município de Vila Franca de Xira e Noémia da Cruz Guerreiro.
- 19 de fevereirto, 16h00
Conferência “Paris, Londres... Novos destinos dos Escultores portugueses no mapa do pós-guerra”, por Joana Baião (Instituto de História da Arte, NOVA FCSH; Laboratório de Artes na Montanha - Graça Morais, Instituto Politécnico de Bragança) e Leonor de Oliveira (Instituto de História da Arte, NOVA FCSH), com moderação de Raquel Henriques da Silva, Diretora Científica do Museu do Neo-Realismo.
O final da Segunda Guerra Mundial reabriu as fronteiras da Europa e tornou novamente possível a saída dos artistas portugueses para Paris, rota preferencial durante toda a primeira metade do século XX. No entanto, nos anos 1950 a arte britânica começa a assumir protagonismo internacional e Londres torna-se então num destino alternativo à capital francesa. Esta conferência abordará as experiências diferenciadas dos escultores que saíram de Portugal ao longo dos anos 1950 e 1960 e que procuraram complementar os seus estudos e contactar com as tendências internacionais naquelas cidades. Para além de Jorge Vieira, artista que protagoniza a exposição à qual este evento está associado, abordar-se-á a fase ainda pouco conhecida de aprendizagem e experimentação no estrangeiro de outros artistas como João Cutileiro, em Londres, ou as experiências de viagem mais efémeras de escultores como Vasco Pereira da Conceição e Maria Barreira, em Paris, sendo ainda sinalizados outros destinos europeus, num momento de redefinição dos centros artísticos internacionais.
Visita guiada à exposição pelas Curadoras Leonor de Oliveira e Paula Loura Batista, após a conferência.
Entrada livre. Acesso de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.
No âmbito da exposição Jorge Vieira - Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido