- Museu do Neo-Realismo
- Agenda
- Alves Redol, Vida e Obra
Cinema no MNR
1ª sessão do ciclo de cinema ALVES REDOL - VIDA E OBRA
Documentário Alves Redol - Vida e Obra: a partir de uma entrevista concedida a Igrejas Caeiro na década de 50, propõe-se reconstituir o percurso existencial e literário de Alves Redol. Ao discurso direto vêm juntar-se imagens que ilustram os momentos mais marcantes daquele que é considerado o iniciador do neorrealismo em Portugal, num todo sublinhado ainda pela leitura, na voz da actriz Clara Joana, de textos de Redol e pela música de Carlos Paredes.
O percurso existencial e literário do escritor Alves Redol
A partir de uma entrevista concedida a Igrejas Caeiro na década de 50, propõe-se reconstituir o percurso existencial e literário de Alves Redol. Ao discurso directo vêm juntar-se imagens que ilustram os momentos mais marcantes daquele que é considerado o iniciador do neo-realismo em Portugal, num todo sublinhado ainda pela leitura, na voz da actriz Clara Joana, de textos de Redol e pela música de Carlos Paredes.
Alves Redol nasceu em Vila Franca de Xira em 1911. Através das suas palavras faz-se uma evocação da meninice do escritor, os tipos sociais que o influenciaram. Os ciganos e as gentes da beira-rio; o avô ferreiro e os tios que ele sucessivamente viu morrer; a vida dura na forja que veio mais tarde a influenciar o romance com o mesmo nome.
Através de uma narrativa ilustrada com documentos e imagens reais e também dramatizada com as recordações de Redol, visualiza-se a vida da criança que mais tarde foi o escrito de Gaibéus. Alves Redol viria a falecer em Vila Franca de Xira em 1969.