- Museu do Neo-Realismo
- Acervo
- Coleção
- Tereza Arriaga
- Lisboa, 1915 – Oeiras, 2013
A pintora Tereza de Arriaga nasceu em Lisboa a 5 de fevereiro de 1915.
Estudou Pintura na Escola de Belas Artes de Lisboa, onde conheceu Jorge de Oliveira, com quem virá a casar mais tarde.
Em 1944 inicia carreira docente na Escola Comercial e Industrial da Marinha Grande, maior centro de produção industrial do vidro em Portugal, onde contacta com a dureza da realidade operária, o que a levou a registar em desenho os jovens operários, aprendizes, cujas condições de trabalho e lutas a tinham impressionado: os rostos, as mãos, os pés, os gestos.
Próxima do meio intelectual neorrealista, participou em diversas atividades de resistência ao regime salazarista, o que em 1947 a levará à prisão por 110 dias, em Caxias. Participou em organizações feministas em associações e no Partido Comunista Português. Foi dirigente da Associação Feminina Portuguesa para a Paz, foi associada do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas e uma das organizadoras da Exposição Internacional de Livros escritos por Mulheres, na SNBA, em 1947. Esteve presente, com desenho, em exposições de neorrealistas, em 1946.
Em 1952 regressa à experiência da Marinha Grande realizando uma obra de grandes dimensões intitulada Vidreiros da Marinha Grande, com a qual conclui o curso de Pintura, que tinha interrompido.
Nas décadas de 50 e 60 dedica-se essencialmente ao Retrato. Integrou, na década de 1960, a Cooperativa Gravura.
A partir de 1967 dedicou-se mais intensamente à pintura, de feição abstratizante. A pintora dividiu o seu trabalho em três ciclos, intitulados «Bioburgos», «Helioburgos» e «Biohélios», inspirados em elementos naturais.
Faleceu em Oeiras a 12 de agosto de 2013, deixando uma obra ainda mal conhecida.
A atual Exposição de longa duração do Museu do Neo-Realismo inclui um núcleo sobre Tereza Arriaga, seguindo o registo que a autora efetuou, em desenho e pintura, do trabalho do vidro nas fábricas da Marinha Grande.
Fontes
Catálogo da Exposição Representações do Povo, Museu do Neo-Realismo, 2021.
Catálogo da Exposição Tereza Arriaga - Pintura 22/06 - 21/07, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 2007.
https://www.facebook.com/FascismoNuncaMais/posts/tereza-arriaga-1915-2013-pintora-neo-realista-professora-e-resistente-antifascis/714761308633251/