- Museu do Neo-Realismo
- Acervo
- Coleção
- Querubim Lapa
- Portimão, 1925 – Lisboa, 2016
Querubim Lapa, pintor, desenhador, gravador e um dos mais importantes ceramistas portugueses, nasceu em Portimão em 1925.
Em 1942 muda-se para Lisboa, iniciando os seus estudos artísticos na Escola António Arroio e forma-se em Escultura na Escola Superior de Belas-Artes.
A partir de 1948 participou nas exposições dos Independentes no Porto e a partir de 1949 nas Exposições Gerais de Artes Plásticas. Em 1954 inicia a atividade como ceramista na Fábrica Viúva Lamego, em Lisboa, e torna-se professor na Escola Artística António Arroio a partir de 1955. Na década de 60 dedica-se quase exclusivamente à cerâmica, regressando à pintura, sua grande paixão, em meados da década seguinte.
Inicialmente ligado ao movimento neorrealista, fez parte de uma geração que se opôs frontalmente ao Estado Novo. Sobre o seu envolvimento neste movimento afirmou que o neorrealismo era “uma reacção tanto política como artística de um grupo de pessoas que se orgulhavam de ser de esquerda”. Testemunho desta ligação ao movimento neorrealista são as obras que em 2006 doou ao Museu do Neo-Realismo – oito pinturas e um desenho da sua coleção particular, que realizou entre 1945 e 1956.
Os seus painéis cerâmicos, que se espalham sobretudo pela cidade de Lisboa, marcam indelevelmente o espaço urbano e são testemunho da beleza e da presença quotidiana que o artista sempre procurou imprimir às suas obras. Destacamos o painel de azulejos da Reitoria da Universidade de Lisboa, o revestimento exterior e interior da Casa da Sorte, também em Lisboa, dois painéis na Pastelaria Mexicana, o revestimento da estação do metro da Bela Vista e o painel As Meninas e os Meninos na escola com o seu nome, em Campolide.
É também da sua autoria o magnífico painel cerâmico que decora o espaço da cafetaria do Museu do Neo-Realismo, realizado no âmbito da obra projetada pelo Arquiteto Alcino Soutinho, e que ligará, para sempre, o seu nome e a sua arte ao Museu do Neo-Realismo.
Faleceu em Lisboa a 2 de maio de 2016.Fontes
http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/artistas/ver/53/artists