- Museu do Neo-Realismo
- Acervo
- Coleção
- Nuno San-Payo
- Brasil, 1926 – 2Lisboa, 014
Nuno San-Payo nasceu em Petrópolis, Brasil, a 1 de maio de 1926.
Filho do fotógrafo português San-Payo, licenciou-se em Arquitetura pela ESBAP - Escola Superior de Belas Artes do Porto e ESBAL - Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Paralelamente à sua atividade enquanto arquiteto desenvolveu um intenso percurso como pintor ao longo de mais de sessenta anos. Figurativo-expressionista, “entre o espírito de intervenção caro ao neorrealismo e a experiência da arte abstrata ou o desenvolvimento de uma nova figuração nos anos 70 e 80, a pintura de Nuno San-Payo mantém ainda hoje uma segurança formal e estética constante, sendo possível identificar ao longo das suas várias fases o mesmo deleite pelo jogo pictórico, pela sua relação com as diversas dimensões do campo figurativo, e de onde sobressai quase sempre, sobretudo a partir dos anos 70, um aspeto narrativo mais ou menos latente, ligado ao quotidiano da nossa humanidade”*.
Integrou a Direção da SNBA - Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa durante 16 anos, seis dos quais como presidente da sua Direção. Participou em júris de concursos e mostras de arquitetura, pintura, medalhística e fotografia. Ilustrou livros, desenhou para revistas e jornais. Fez banda desenhada e realizou figurinos e cenários para o cinema.
À data da sua morte, a 10 de julho de 2014, encontrava-se patente no Museu do Neo-Realismo a exposição Pintor Nuno San-Payo, exposição Antológica.
*David Santos, in Catálogo da Exposição Pintor Nuno San-Payo, Exposição Antológica, Museu do Neo-Realismo, 2013, pág. 9.